-
Arquitetos: KARO Architects
- Área: 2207 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Park Myeongrae
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Cormeum está localizado na base sul da Montanha Bibongsan (229m) em Anseong. Ao entrarmos na vicinal da estrada de Bogaewonsam-ro, gradualmente começamos a ver uma estrutura. A primeira coisa que se vê é o Bonacava, um café gerido pelo proprietário, que se situa à entrada do terreno em forma de caixa comprida de orientação norte-sul, tapando o “Cormeum”. A cena vai surgindo aos poucos até chegarmos a esse prédio onde ficamos um pouco.
Então você começa a ver o Cormeum. Ele foi projetado com a esperança de refletir as características de locais, que gradualmente se revelam e o criam uma arquitetura imprevisível. Para isso, o espaço e a forma foram pensados de forma a corresponder à via de acesso com diferentes ângulos e níveis. Obviamente, os ângulos e níveis devem simplesmente refletir a vista como a via de acesso, a hierarquia do espaço, o programa, etc.
Quando você está no terreno, pode ver a paisagem horizontal distante criada pelas planícies de Anseong no lado sul, o que mostra a estabilidade da terra e da agricultura. Como o terreno está localizado no pé da montanha Bibongsan, você pode ver esse cenário se espalhar de maneira ampla. Entre o café existente e o local principal, existe o "Instituto de Pesquisa Ginsengju". O layout do edifício partiu de uma posição que não bloqueasse a vista deste edifício e definindo a linha no lado oeste do edifício.
Tentamos capturar a paisagem em diferentes níveis e de diferentes maneiras. O pátio frontal deste edifício tem um espaço de água desenhado em diagonal e um espaço onde se pode observar a paisagem sul a partir da área externa. Eu disse ao cliente que esse corrimão deveria ser simples para capturar a paisagem.
Embora fosse importante experimentar a arquitetura e sentar em um assento confortável, pensamos em uma arquitetura tridimensional onde pudéssemos experimentar o espaço enquanto nos movemos. Primeiramente, foram desenhadas duas linhas móveis verticais, uma externa e outra interna. Essas escadas são colocadas na frente do edifício para que os usuários que entram e saem do café possam se movimentar e desfrutar do edifício e da paisagem circundante. As várias linhas diagonais anguladas aplicadas na fachada mostram vários aspectos do edifício para os usuários em movimento.
Pode-se dizer que o cliente é uma espécie de apoiador da arte local que mantém uma relação amigável com os artistas. Portanto, um espaço aberto foi planejado para este edifício onde paredes de vários tamanhos e obras de arte espacial podem ser exibidas. Claro, o movimento está ligado a esses espaços para que você possa apreciá-los. Além disso, as mesas e cadeiras são dispostas em conjunto com a circulação móvel para que os usuários possam escolher de acordo com seus gostos.